sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mas afinal, o que é cópia?!?

Bom dia!

Adiantei meu post porque testemunhei uma discussão na net a respeito de cópia de trabalhos. Como já tive opiniões diversas sobre o assunto, resolvi me aprofundar e fui lá olhar no dicionário (veja aqui a definição). Aí dei risada de mim mesma, porque lá fui eu com o botão  direito do mouse "copiar" e "colar"... 


Enfim, a discussão foi a respeito de uma suposta cópia de posts em blogs, fotos, decorações, etc. Eu disse suposta, porque, em primeiro lugar, como você pode provar que uma pessoa copiou seu trabalho? E se ela tirou a inspiração do mesmo lugar que você? Porque muitas de nós se inspiram em trabalhos na net para compor o seu próprio. Em segundo lugar, copiar, para mim, é fazer exatamente igual...


Agora, nós artesãs, por acaso somos máquinas de fazer arte em série? Somos uma linha de produção? Não, cada uma é única, cada uma é especial, tem sua particularidade, seu jeitinho, seu toque pessoal, seu "it". Mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos fazer exatamente igual. Então, por quê tanta discussão? Não estou falando aqui de pessoas que simplesmente copiam uma foto sua e postam como se fosse delas, sem dar os devidos créditos. Mas para isso também existe uma coisinha muito legal chamada de Marca d´água!! Quer usar minha foto? Muito bem, mas minha marca vai junto!!


Eu já tive trabalhos copiados. E trabalhos meus, mesmo, criados por mim, originais. Em um dos casos, morri de rir com a cópia mal feita e escarrada da minha almofada de leão, que saiu em uma revista. Em outro, adorei os detalhes que uma artesã do elo7 colocou em um travesseirinho "cópia" do meu e resolvi "re-copiar"!! Ora essa!

Antigamente ficava revoltada, agora fico até lisonjeada, por estar inspirando outras artesãs. O que eu posso eu compartilho com amigas, porque, afinal de contas, eu já dei muita cabeçada para fazer minhas peças ficarem do jeitinho que eu queria, e não vou dar de mão beijada para qualquer pessoa. Mas a foto está lá; quer copiar? Então vai e tenta! Igual, exatamente, ao meu, eu sei que não vai ficar mesmo! 

Quando você vê um vestido carérrimo na loja e discretamente (ou na cara dura mesmo) tira uma foto para fazer igual ou levar para a costureira, isso é crime? Vai ficar igual? E quando você vê numa revista e resolve copiar, também, vai ficar igual?? Claaaaro que não, se você não for um Valentino, uma Coco Chanel, ou um Lacroix... Então, gente, vamos relaxar quanto a isso!

Meu conselho para quem está começando a postar trabalhos na net é: cuidado, você está sendo vigiado! E prepare-se para ser copiado!!

Beijoooo!!

Graça

(Psiu, não estou fazendo apologia à cópia, longe disso... Só quero ver minhas amigas mais relaxadas quanto a isso. Há lugar para todos neste nosso mundão (virtual ou físico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o texto
Em comentar como, clique na opção NOME/URL e digite:
seu nome
sua URL neste formato: http://www.seu endereço de email ou site
depois POSTAR COMENTÁRIO

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU EMAIL EM SEU COMENTÁRIO